sábado, 21 de maio de 2011

Minhas memórias - Meu museu

   Tive uma infância muito rica no lúdico e nos contos de histórias e recontos, convivi com pessoas que contavam muitas histórias vivenciadas e do mundo encantado. Foi o que me facilitou a vida na escola, pois eu era muito quieta e segundo as professoras "uma menina simpática e querida". Todos os dias antes do final da aula eu contava histórias na sala de aula, meus colegas já esperavam por aquele momento, eu inventava, colava uma história na outra, inventava histórias de filme, misturava tudo.
   Eles adoravam, com isso eu fui sendo aprovada da primeira a quinta série, sem conhecer e escrever meu nome, eu sómente copiava e não lia nada. Fui ser alfabetizada na sexta série, na APAE de Uruguaiana, pois a minha professora Vanise Casagrande percebeu que eu tinha dislexia.
   Se eu não  soubesse contar histórias, eu não sairia da primeira série e não conheceria a professora Vanise, que foi a única professora que não sussurrou para nenhuma pessoa" ela é burra", o que fez toda a diferença na minha vida.
   Acrescento aqui um clip da história do meu pai.

sábado, 16 de abril de 2011

Centro Cultural Dr.: Pedro Marini e sua História


Centro Cultural Dr.: Pedro Marini - Uruguaiana - RS

HISTÓRIA

Pertenceu primeiro a familia Bastos Telecheia,sua cupla de bronze foi trazida da França.   Logo após seviu de Quartel General do comando da 2ª DC - Uruguaiana( 1940 - 1977). Atualmente, Centro Cultural Dr.: Pedro Marini, espaço cultural que abriga museus, oficinas de arte e videoteca.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lugares e suas Histórias

Parque Agrícola e Pastoril: Inaugurado em 03 de outubro de 1943 com muita pompa e contou com a presença de diversas autoridades  como   o   Presidente da Republica, Getulio Dornelles Vargas, o Ministro do Exterior Osvaldo Aranha  e   o   Embaixador Batista Luzardo, entre outras.
 Igreja Nossa Senhora do Carmo: Costruída em 1928 pela Ordem dos Carmelitas Descalçados. Possui elementos do estilo gótico.No seu interior encontra-se  a estátua de Nossa Senhora do Carmo, esculpida em madeira pau-brasil e trazida de Portugal.






Foto Noturna - Uruguaiana/Passo de Los Libres: Vista Parcial de Uruguaiana ( Brasil) no cair da ponte, onde se vê ao fundo a ponte inter-nacional e a cidade de Paso de Los Libres ( Argentina).

 Prefeitura Municipal: Prédio construido em estilo neo-romano, inaugurado na gestão do primeiro Intendente Municipal, Gabriel Rodrigues. A pedra fundamental foi lançada em 13 de maio de 1889.
Câmara Municiapal de Uruguaiana:Prédio construido em estilo neo-romano no ano de 1927, na gestão do Intendente Municipal João Arregui. Serviu como subintendência. Assistência Pública,Chefatura de Policia e Presídio.
 Ponte Internacional-Augusto Justo/Getulio Vargas: É o elo de ligação entre o Brasil e a Argentina. Mede 1919 m de comprimento por 27m de largura, com rodovia e ferrovia. Foi inaugurada em 1947 pelos  Presidentes Eurico Gaspar Dutra ( Brasil) e Juan Domingo Perón ( Argentina).
 Centro Uruguaiana: Rua 15 de Novembro esquina Rua Santana em tarde chuvosa, onde aparece a Biblioteca Pública, o Bispado e a Catedral de Santana.
Biblioteca Pública Luiz Guilherme do Prado Veppo: Residência construída em estilo veneziano pelo estancieiro Urbano José Villela na segunda metade do século XIX. Em 2007 foi adquirida pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana, que a restaurou e transformou em Biblioteca Pública.

domingo, 10 de abril de 2011

sábado, 9 de abril de 2011

Reflexo da atual situação da Educação no Brasil

Como que alunos de ensino médio chegam as vésperas de uma faculdade redigindo desta forma:

=> '' O nosso am biente ele estava muito estragado e muito poluido por causa que, os outros não zelam pelo ar puro'' ( Este deve lembrar disso sempre que está no show do Planet Hemp) 

=> ''O que  é de interesse de todos nem sempre interessa ningém individualmente'' ( Queria tando entender o sentido dessa aqui)

=> '' A natureza foi descoberta pelos homens a 500 anos atrás'' ( Chegou com Cabral, talvez?)

=> '' A natureza brasileira só tem 500 anos e já está se acabando'' ( Foi trazida nas caravelas, certo?)

=> '' Eles querem que nós nos mantemos por eles a única solução é alugar o Brasil para os outros'' ( Este ouviu Raul Seixas  e entendeu tudo errado)

=> ''Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele'' ( Faz sentido)

=> '' O maior problema da floresta Amazonas é o desmatamento dos peixes'' ( Será que a química pode me explicar como isso ocorre)

=> ''Nesta terra ensi plantando tudo dá'' ( Em Portugal deve se escrever desse geito!)

=> '' Existem dois tipos de animais: os que vivem em cativeiro e os que não vivem. Ultimamente surgiram um terceiro tipo que corresponde aqueles os que são presos pela policia federal. Todos os fiscais são subordinados. É a propina.'' ( Esse aqui deve ser o terceiro tipo)   

=> ''... são formados pelas bacias esferográficas.'' ( NÃO! Essa é a minha favorita!!! Imaginem as bacias da BIC) 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um dos pontos turísticos de Uruguaiana

Barão do Rio Branco, contemplando o nascer do sol, dando um passo com o pé direito a frente e a mão direita elevada a altura do peito, pois ele era maçom.


sábado, 2 de abril de 2011

Símbolos Uruguaianenses

Brasão de Uruguaiana
 ____________________________________



Bandeira Uruguaianense
___________________________________

Hino Uruguaianense

( Letra e Música de Sílvio Rocha)

Uruguaiana
Feliz tu nasceste
À beira de um rio
Sorrindo ao luar.

Uruguaiana
Cidade a alegria
Ouve a melodia
Deste meu cantar.

É um canto modesto
Que é o manifesto
Do meu coração
Ele quer adorar-te
Pois tu fazes parte
Do nosso torrão.

No jardim do meu País
És também uma flor
O teu povo é feliz
Vivendo neste esplendor.

Cidade fronteira
És toda coberta
De um céu cor de anil
Tens a honra mais bela
De ser sentinela
Do nosso Brasil.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Hino Uruguaianense

Hino Uruguaianense

Uruguaiana
Feliz tu nasceste
À beira de um rio
Sorrindo ao luar
Uruguaiana
Cidade alegria
Ouve a melodia
Deste meu cantar
É um canto modesto
Que é o manifesto
Do meu coração
Ele quer adorar-te
Pois tu fazes parte
Do nosso torrão
No jardim de meu país
És também uma flor
O teu povo é feliz
Vivendo neste esplendor
Cidade Fronteira
És toda coberta
De um céu cor de anil
Tens a honra mais bela
De ser sentinela
Do nosso Brasil